terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

2008 será como 1984?



Esta genial propaganda televisiva é considereda por muitos especialistas como a melhor de toda a história. Era início de 1984, o mundo vivia o prelúdio da revolução digital e, realmente, naquele momento, as visões do não menos genial George Orwell em seu clássico livro homônimo a este determinado ano não haviam sido confirmadas. A Apple, nos seus áureos tempos com Steve Jobs(uma figura tão ímpar que transformou para sempre a computação do estigma nerd para uma órbita cool) no comando, anunciava ao mundo o ousado Macintosh. Pela primeira vez, uma máquina com design arrojado e elegante para o uso pessoal, além é claro de apresentar uma agradabilíssima interface gráfica para seu sistema operacional. Este lançamento especialíssimo teve sua campanha publicitária comandada pelo legendário Jay Chiat. O vídeo em questão foi exibido comercialmente, apenas, uma única vez: no intervalo da final da liga nacional de futebol americano, o Super Bowl(o intervalo mais caro da televisão em todo o mundo). Ele ganhou diversos prêmios, é tido como um grande paradigma na propaganda até hoje e foi dirigido pelo Sir Ridley Scott(sim, aquele mesmo de "Blade Runner" e "Gladiador").


É sempre bom revê-lo, apesar de sua intenção óbvia unicamente mercadológica, nos leva sempre a boas reflexões a respeito de nossas posturas e escolhas. O que é sempre saudável em tempos que se discute o que é liberdade, ainda mais com o "mitológico" Fidel Castro novamente "em voga"! Assistam, navegadores!


Otávio Bessa


Obs: Que 2008 não seja como 1984!

4 comentários:

Unknown disse...

bom...
creio eu que essa propaganda foi feita na intenção de afinetar a windows( favor me corrigir se eu estiver errado), mas não ha como negar que ele tem uma grande profundidade podendo-se até construir uma crítica ao sistema americano.

bju a todos
kururu

Anônimo disse...

Eu penso que foi uma alfinetada ferrada ao windows e que, não por acaso, deu muito certo.
hehehehe abraços!! vida longa a Steve Jobs

victor

Unknown disse...

nao sei ingles.. ai imagens sao boas, mas n entendi merda nenhuma... ehhehueuehuehue

Anônimo disse...

rppzz, n é uma alfinetada...a MAC é uma faca inteira nas costas da microsoft pois introduziu os computadores do mais alto nível (...nem vou citar os aparelhos...) e até hoje está aí dominando mercado europeu. A microsoft tenta alcança lançando uns sistemas operacionais mais bonitos (só mais bonitos que os anteriores e mais feios que o do MAC) para chamar atenção mas nem chega aos pés de um MAC legítimo. A vantagem que a microsoft tem sobre o MAC é o fato de ser pioneira com uma boa estratégia de mercado e portanto ser bem difundida.